Infraero planeja construir mais um aeroporto em SP
A reportagem fala sobre os planos da Infraero de construir outro aeroporto para atender as demandas do tráfego aéreo de São Paulo para daqui a dez anos. Para o terceiro aeroporto seria necessário um sitio de acordo, que tenha um espaço, condições ambientais, e questões viárias adequadas.
A necessidade de outro aeroporto foi justificada por números que mostram que a atividade do aeroporto de Congonhas esta saturada, e o aeroporto de Guarulhos deverá atingir 90% de sua capacidade nos próximos meses.
Análise:
O acidente da Gol, no ano passado, revelou várias falhas no controle aéreo brasileiro. E depois do acidente em setembro deste ano, no aeroporto de Congonhas que matou mais de 150 pessoas, veio a tona várias outras falhas relacionadas à atividade aérea no Brasil, desta vez com os aeroportos.
Depois desse episódio os jornais mostraram vários aeroportos brasileiros que possuem falhas graves, como pistas inadequadas, capacidade saturada e operações autorizadas em situações de risco.
Particularmente em São Paulo, realmente a oferta de aeroportos não está de acordo com a demanda do seu tráfego aéreo. Assim tem-se sim uma necessidade de ampliação dos aeroportos, quem sabe até da construção de outro para que sejam atendidas as necessidades dessa atividade.
Talvez, se durante a construção dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, quando ainda havia espaço suficiente para um big aeroporto, tivessem pensado, e planejado, seria construído um aeroporto que se adequaria as necessidades de hoje. Pois o aeroporto de Congonhas foi construído tendo como base o pouso de aviões de pequeno porte, o que não acontece hoje.
Proposta:
Para a construção do novo aeroporto de São Paulo, proponho que seja antes realizado um planejamento turístico do tráfego aéreo. Nesse planejamento seriam realizadas pesquisas sobre o crescimento do tráfego aéreo ao longo dos anos, e as suas perspectivas para daqui a muitos anos.
Nesse aeroporto haveria uma grande área ao redor onde seria proibida qualquer apropriação e construção.
Assim seria possível planejar um aeroporto que atenda as necessidades de hoje e de muitos anos pra frente. E que tenha espaço para uma possível reforma de ampliação, ou de adaptação para quaisquer que sejam as necessidades que se pode ter, de acordo com as perspectivas que serão estudadas.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário