Fechamento dos mercados distritais
A reportagem fala sobre a decisão da prefeitura de Belo Horizonte de fechar os mercados distritais do Cruzeiro e Santa Tereza, com o argumento de que os espaços não são auto-sustentáveis. A prefeitura afirma que acaba tomando prejuízo pois, como acontece no mercado Santa Tereza, existem apenas 13 comerciantes que nem sempre conseguem pagar as despesas e os alugueis. Assim a prefeitura tem outros projetos para a utilização desses espaços onde estão os mercados.
http://www.almg.gov.br/not/bancodenoticias/not_629673.asp
Análise:
Os mercados distritais de Belo Horizonte foram criados a partir da necessidade de abastecimento das regiões da cidade. Neles existem comércios dos mais variados, desde mini-mercados a lojas de artigos para festa e bares. Com o passar dos anos os mercados se tornaram tradição carregando histórias de vida de feirantes, fregueses, seus variados causos, arte e cultura, como parte da vida da comunidade. Porém em vez de propor a revitalização desses mercados, melhorarem a segurança e a iluminação, tentam fechar esse espaço e toda sua história para construção, no Santa Tereza, de um quartel general, e, no Cruzeiro, de um estacionamento.
Proposta:
É certo que estes espaços têm grande importância histórica e cultural, porém também é certo que não podem continuar a gerar despesas para a prefeitura. Assim proponho uma integração da vida social que se tem nestes espaços com o turismo. Na minha proposta seria criado um circuito turístico dos mercados distritais de Belo Horizonte. Seria um roteiro turístico de visitação dos principais mercados de Belo Horizonte, como o Barroca, Lagoinha, Santa Tereza, Cruzeiro, entre outros, onde em cada um o turista poderia vivenciar culturas e histórias diferentes.
Para que isso seja viável seria necessária a integração entre os mercados, e um investimento nos mesmos para que se tornem mais atraentes aos olhos dos turistas.
Para a integração seria interessante se criassem uma cooperativa dos mercados distritais, assim seriam mais fortemente representados, e poderiam captar recursos para uma boa reforma e caracterização dos mesmos.
Para criar atratividade aos mercados, seriam evidenciadas a arte, cultura e histórias de cada espaço. Uma proposta é criar uma exposição de fotos antigas e atuais por todos os mercados, evidenciando suas particularidades como causos, histórias e produtos específicos. Porém, certo mercado teria uma exposição de fotos de outro mercado, criando no turista uma curiosidade e atratividade para percorrer todo o circuito.
Outro ponto muito forte é a gastronomia, que, por exemplo, no mercado do Cruzeiro, tem destaque em sua varanda gastronômica. Assim, outra proposta seria criar uma variedade diferente de culinária para cada mercado, onde o turista poderia experimentar receitas diferentes, e que sejam de acordo com a história e tradição de cada mercado, mais uma vez criando a curiosidade e atratividade de percorrer todo o circuito.
Essa proposta tem como objetivo manter a atividade atual de cada mercado, e ao mesmo tempo trazer outra geração de renda através do turismo, que complementaria a arrecadação atual dos comerciantes e traria mais atividade, valorização e estruturação para os mercados e sua comunidade.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
ótima proposta, devo dizer....
Postar um comentário