sexta-feira, 21 de setembro de 2007

PROJETO TORCIDA PELA PAZ

Polícia registra oito ocorrências em clássico mineiro.


Belo Horizonte (MG) - Com belos gols e jogadas de efeito, a partida entre Atlético-MG e Cruzeiro empolgou os torcedores presentes no Mineirão e foi considerada a mais vibrante de todos os

confrontos já realizados no Campeonato Brasileiro deste ano. Longe dos gramados, no entanto, o clássico mineiro mostrou o lado ruim da rivalidade entre torcedores locais e um tiroteio deixou um saldo de dois mortos e quatro feridos. Além disso, a Polícia Militar registrou oito ocorrências dentro do estádio, na maioria delas envolvendo o uso de drogas.
Um tiroteio entre torcidas organizadas do Galo e do Cruzeiro dentro de um ônibus da cidade de Belo Horizonte acabou com a tarde emocionante da rodada do Brasileirão. Segundo registros da polícia local, um homem de cerda de 90 anos, que não estava envolvido na confusão, seria uma das vitimas fatais.
A Polícia Militar também encontrou dificuldades para conter os ânimos dos espectadores presentes nas arquibancadas do Mineirão. Antes do apito inicial, os responsáveis pela segurança da partida precisaram intervir com bombas de efeito moral para evitar confrontos. Os mais exaltados, de acordo com relatos, eram os torcedores da Raposa.
Ao todo, a PM registrou oito ocorrências dentro da principal praça esportiva da cidade de Belo Horizonte. Seis delas foram por uso de drogas e duas por desacato. Apesar dos incidentes, o Cruzeiro derrotou o Atlético-MG por 4 a 3, e manteve a distância de nove pontos para o líder São Paulo.
http://www.gazetaesportiva.net/ge_noticias/bin/noticia.php?chid=114&nwid=251214


Análise:
Ir ao Mineirão ver aos jogos do Cruzeiro ou atlético faz cada vez mais parte do cotidiano do belorizontino. O seu público freqüentador vem se diversificando, do idoso a criança, e é cada vez maior o público de mulheres e família.
Porém, mesmo que para uns o Mineirão seja um lugar de confraternização, lazer e de liberar emoções, a violência ainda é muito presente e preocupante dentro e fora do estádio.
A “richa” entre as torcidas é o principal motivo dos conflitos de violência ocorridos no Mineirão, sendo as torcidas organizadas apontadas como principal incentivo destas ocorrências, apesar de não serem o único.
As torcidas organizadas do Mineirão, tanto do Cruzeiro como do atlético, realizam um trabalho muito importante e bonito no Mineirão. Elas estão sempre presentes com suas bandeiras e faixas, em todos os jogos, incentivando todo o publico com gritos, cantos e hinos que agitam as torcidas e fortalecem os jogadores em campo.

Assim as torcidas recebem vários incentivos e apoios tanto dos clubes como dos patrocinadores dos mesmos. Entre os incentivos estão os ingressos gratuitos, patrocínio nas bandeiras e uniformes, verbas para viagens, dentre outros incentivos que ajudam a manter essa manifestação.

Proposta:
Dada a importância das torcidas organizadas, minha proposta trata-se de “sarar” a violência que acontece nos dias de jogos no Mineirão buscando trabalhar com as torcidas organizadas, tanto as sensibilizando, como buscando o apoio das mesmas para o combate a violência.
Neste projeto será realizado um trabalho primeiramente de prevenção. Neste trabalho as torcidas organizadas, em contrapartida aos diversos apoios que recebem, freqüentarão, separadamente, a um encontro que acontecerá mensalmente ou quinzenalmente com presenças obrigatórias. Nestas atividades, onde será pedido o apoio dos clubes e jogadores, dentre outros, as torcidas, além de realizar atividades relacionadas aos clubes e aos jogos, serão também realizadas palestras e atividades direcionadas ao combate da violência com a participação dos jogadores e corpo técnico dos clubes. Os torcedores receberão uniformes personalizados das torcidas organizadas, de acordo com o campeonato, sempre com frases em relação à paz nos estádios.

Outros trabalhos de prevenção, serão a distribuição de panfletos nas filas dos diversos pontos de venda dos ingressos, com sorteio de camisas que dizem sim a paz em relação ao futebol, dentro e fora dos estádios.
Porém, como penso que o trabalho de prevenção não será 100% eficaz, será realizado um trabalho de punição. Neste trabalho, sempre que houver qualquer ocorrência em relação à violência no Mineirão, dentro e fora do estádio, as torcidas serão devidamente punidas com perda dos benefícios que recebem, anteriormente aqui citados.
Assim, pretende-se gerar nas torcidas organizadas a responsabilidade tanto para conter qualquer incentivo a violência por parte da própria torcida, como a responsabilidade de conter quaisquer outras manifestações violentas. E para motivar os torcedores serão entregues na fila de entrada dos jogos, panfletos sobre o combate a violência, que serão distribuídos pelos próprios componentes das torcidas organizadas.
Ê SENADO, CAMBADA DE SAFADO!!!

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Planejamento no turismo

Infraero planeja construir mais um aeroporto em SP

A reportagem fala sobre os planos da Infraero de construir outro aeroporto para atender as demandas do tráfego aéreo de São Paulo para daqui a dez anos. Para o terceiro aeroporto seria necessário um sitio de acordo, que tenha um espaço, condições ambientais, e questões viárias adequadas.
A necessidade de outro aeroporto foi justificada por números que mostram que a atividade do aeroporto de Congonhas esta saturada, e o aeroporto de Guarulhos deverá atingir 90% de sua capacidade nos próximos meses.

Análise:
O acidente da Gol, no ano passado, revelou várias falhas no controle aéreo brasileiro. E depois do acidente em setembro deste ano, no aeroporto de Congonhas que matou mais de 150 pessoas, veio a tona várias outras falhas relacionadas à atividade aérea no Brasil, desta vez com os aeroportos.
Depois desse episódio os jornais mostraram vários aeroportos brasileiros que possuem falhas graves, como pistas inadequadas, capacidade saturada e operações autorizadas em situações de risco.
Particularmente em São Paulo, realmente a oferta de aeroportos não está de acordo com a demanda do seu tráfego aéreo. Assim tem-se sim uma necessidade de ampliação dos aeroportos, quem sabe até da construção de outro para que sejam atendidas as necessidades dessa atividade.
Talvez, se durante a construção dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, quando ainda havia espaço suficiente para um big aeroporto, tivessem pensado, e planejado, seria construído um aeroporto que se adequaria as necessidades de hoje. Pois o aeroporto de Congonhas foi construído tendo como base o pouso de aviões de pequeno porte, o que não acontece hoje.

Proposta:
Para a construção do novo aeroporto de São Paulo, proponho que seja antes realizado um planejamento turístico do tráfego aéreo. Nesse planejamento seriam realizadas pesquisas sobre o crescimento do tráfego aéreo ao longo dos anos, e as suas perspectivas para daqui a muitos anos.
Nesse aeroporto haveria uma grande área ao redor onde seria proibida qualquer apropriação e construção.
Assim seria possível planejar um aeroporto que atenda as necessidades de hoje e de muitos anos pra frente. E que tenha espaço para uma possível reforma de ampliação, ou de adaptação para quaisquer que sejam as necessidades que se pode ter, de acordo com as perspectivas que serão estudadas.

Circuito Turístico Mercados Distritais

Fechamento dos mercados distritais

A reportagem fala sobre a decisão da prefeitura de Belo Horizonte de fechar os mercados distritais do Cruzeiro e Santa Tereza, com o argumento de que os espaços não são auto-sustentáveis. A prefeitura afirma que acaba tomando prejuízo pois, como acontece no mercado Santa Tereza, existem apenas 13 comerciantes que nem sempre conseguem pagar as despesas e os alugueis. Assim a prefeitura tem outros projetos para a utilização desses espaços onde estão os mercados.
http://www.almg.gov.br/not/bancodenoticias/not_629673.asp

Análise:
Os mercados distritais de Belo Horizonte foram criados a partir da necessidade de abastecimento das regiões da cidade. Neles existem comércios dos mais variados, desde mini-mercados a lojas de artigos para festa e bares. Com o passar dos anos os mercados se tornaram tradição carregando histórias de vida de feirantes, fregueses, seus variados causos, arte e cultura, como parte da vida da comunidade. Porém
em vez de propor a revitalização desses mercados, melhorarem a segurança e a iluminação, tentam fechar esse espaço e toda sua história para construção, no Santa Tereza, de um quartel general, e, no Cruzeiro, de um estacionamento.

Proposta:
É certo que estes espaços têm grande importância histórica e cultural, porém também é certo que não podem continuar a gerar despesas para a prefeitura. Assim proponho uma integração da vida social que se tem nestes espaços com o turismo. Na minha proposta seria criado um circuito turístico dos mercados distritais de Belo Horizonte. Seria um roteiro turístico de visitação dos principais mercados de Belo Horizonte, como o Barroca, Lagoinha, Santa Tereza, Cruzeiro, entre outros, onde em cada um o turista poderia vivenciar culturas e histórias diferentes.
Para que isso seja viável seria necessária a integração entre os mercados, e um investimento nos mesmos para que se tornem mais atraentes aos olhos dos turistas.
Para a integração seria interessante se criassem uma cooperativa dos mercados distritais, assim seriam mais fortemente representados, e poderiam captar recursos para uma boa reforma e caracterização dos mesmos.
Para criar atratividade aos mercados, seriam evidenciadas a arte, cultura e histórias de cada espaço. Uma proposta é criar uma exposição de fotos antigas e atuais por todos os mercados, evidenciando suas particularidades como causos, histórias e produtos específicos. Porém, certo mercado teria uma exposição de fotos de outro mercado, criando no turista uma curiosidade e atratividade para percorrer todo o circuito.
Outro ponto muito forte é a gastronomia, que, por exemplo, no mercado do Cruzeiro, tem destaque em sua varanda gastronômica. Assim, outra proposta seria criar uma variedade diferente de culinária para cada mercado, onde o turista poderia experimentar receitas diferentes, e que sejam de acordo com a história e tradição de cada mercado, mais uma vez criando a curiosidade e atratividade de percorrer todo o circuito.
Essa proposta tem como objetivo manter a atividade atual de cada mercado, e ao mesmo tempo trazer outra geração de renda através do turismo, que complementaria a arrecadação atual dos comerciantes e traria mais atividade, valorização e estruturação para os mercados e sua comunidade.

terça-feira, 11 de setembro de 2007


Ser criança é viver num mundo mágico. Tudo é maior, melhor. Todas as histórias são verdade, todo doce é mais gostoso. Uma banheira é uma piscinona!
Ser criança é uma dadiva de Deus!
Ser criança é sorrir, sorrir... gragalhar por motivos simples em momentos deliciosos!
Ser criança é Gostar de acordar, levar tudo na brincadeira, ficar feliz sem motivo! Uma viagem é uma aventura. Todo velhinho barbudo poder ser o Papai Noel! É não questionar como é o coelhinho da pascoa, nem como ele consegue carregar tantos ovos!
É viver na magia de que a vida é um conto de fadas onde você poderá ser o que quizer quando crescer...
Olá, bem vindo ao meu blog!
Aqui vc encontrará postagens sobre assuntos relacionados a minha vida, preferências e interresses, porém nada diretamente ligado a minha intimidade. Portanto, se estiver aqui para me xeretar tah perdendo seu tempo.
A proposta é postar sobre assuntos relacionados a matéria de Projetos Turísticos (o real motivo da criação deste Blog).